Atrações Locais: Cinco Variedades de Bananas
Felipe e sua esposa Déia têm há 25 anos uma barraca que vende bananas, orquídeas, aipim descascado, coco gelado e água mineral na descida da serra de Petrópolis. Ela fica no final do recuo localizado no km 86, um pouco antes do Belvedere.
Lá eles vendem cinco tipos de bananas, todas da região: ouro, prata, maçã, figo e vinagre.
Provei quase todas. A ouro é a mais procurada e merece destaque por ser muito doce e macia, como eles disseram que ia ser mesmo.
A prata não estava muito madura e ainda assim estava boa. A maçã, que nunca compro por ser massuda ou "pedreguda" demais, estava deliciosa: "Depende muito de como você planta, a nossa não é assim não".
Mas a minha curiosidade mesmo foi com a tal da "banana vinagre", de cor rosada que nem o líquido do vinagre [à direita e abaixo do Felipe, na foto], que eu nem sabia que existia.
Era macia, gostosa e doce também, de cor levemente alaranjada por dentro e com a massa mais consistente. Vejam uma outra foto nos comentários, onde ela aparece entre as bananas figo e maçã.
A maçã figo, que também desconhecia, só não provei porque era melhor frita ou cozida, segundo me disseram.
Algumas das variedades são plantadas no próprio sítio deles, outras eles têm que intermediar a venda: "Nossa produção não dá conta, então a gente acaba comprando a produção de outros sítios aqui da serra".
A penca da banana ouro custa R$ 10,00 [a minha veio com incríveis 25 unidades]. A dúzia da prata sai a R$ 5,00. Comprei as duas.
Localização Google Maps: https://www.google.com/maps/@-22.542993,-43.2340234,57m/data=!3m1!1e3.
O engraçado disso tudo é que eu só os conheci porque o meu carro quebrou justamente na frente da barraca deles. Os dois ainda foram super gentis em me ajudar a chamar o reboque da Concer, cujo atendimento foi excelente.
Agora já estou de volta em casa, com o carro deixado na residência-igreja-mecânica do nosso ótimo mecânico-pastor [ele merece um post só dele, em breve].
Comentários
Postar um comentário