Atrações Locais: Seu "Zé Preto"
José Abel Anacleto está há 22 anos fazendo cestas, balaios e pequenas esculturas na estrada que liga Araras ao Vale das Videiras.
Nascido em Vassouras e mais conhecido como Seu "Zé Preto", ele tem 62 anos de idade e viu sua vida de artesão começar por acaso.
Seu Zé era caseiro de uma sítio ali perto e um dia voltando do mato com um pedacinho de cipó na mão, se deu conta que poderia construir algo com aquele material.
Ele conta: "Daí uma coisa interna me despertou: 'Vai lá, volta, tira uma quantidade maior de cipó e faz um cesto'. Na mesma hora despertei, fui lá no mato, apanhei esse material e fiz um cesto grande que deixei na minha varanda".
O trabalho de arte chamou a atenção da dona da propriedade. "A minha patroa chegou, gostou e falou: 'Vem cá, quanto é esse cesto?'. Eu disse: 'Ó, esse cesto aí tá 10 reais'. Ela meteu a mão na carteira, pagou o cesto e daí me despertou outra coisa: 'Agora vai e tira uma quantidade maior!'".
Com o novo cipó trazido ele fez mais quatro cestos, agora com alças. No outro final de semana a patroa chegou, gostou mais ainda dos cestos e perguntou: "Esses aqui com alça é o mesmo preço?". Ele disse: "Vou fazer pelo mesmo valor porque eu ainda não sei como faz, estou aprendendo, mas tá saindo..." [ri muito com ele nesta hora]. Ela comprou todos.
Quando os donos venderam a propriedade, ele se postou na estrada e ali está no mesmo lugar até hoje. Fica tão concentrado no seu trabalho que parece uma estátua, emoldurada por um cenário verde que ele mesmo decora com as peças que produz.
Seus cestos têm preços a partir de 10 reais. O que eu comprei é lindo, com alça, e custou 20 reais. Todos os dias ele chega ali às 9h e fica até às 15h30, exceto nos dias chuvosos.
Localização no Google Maps: https://goo.gl/maps/Pnmpey5jznBrYshJ7.
Ele parece mesmo uma escultura! Legal conhecer essa história.
ResponderExcluir